15 de junho de 2011

Shakespeare e o trágico

Sinceramente? Essa semana não estou lá muuito na animação de escrever sobre nada.
Feriadão prolongado + final de semana de provas + acordar cedo e dormir taaarde = Nem eu sei direito, mas to um bagaço [ minha cabeça dóiii.....].
Bem, mas o que importa é que eu estou aqui [ainda viva] pra escrever para vocês. Êêêê! O dia dos namorados chegou! Essa data criada pelo comércio pra nos estorquir tendo que comprar presentes para os nossos parceiros [ como se aturá-los já não fosse o bastante =P ]. Eu sei que isso não tem nada haver com a educação e muito menos com a literatura [ que, por sinal, são os meus assuntos ], mas já vou chegar ao ponto. Você que acha que o dia dos namorados é uma época muito propícia para esbanjar amor, escute-me: ACERTOU!! Porque temos que nos aproveitar dessas datas comemorativas, já que a nossa vida em geral, convenhamos, não é um mar de rosas [ está mais para matagal de espinhos. Sério. : P ].

Inspirada nesse pensamento de que nem tudo é um conto de fadas, resolvi falar de um escritor que eu adoro, com um estilo literário do qual eu sou mega-fã: Com vocês, William Shakespeare e o estilo trágico.
Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permanecem vivas até os dias de hoje, onde são retratadas freqüentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura.
Por ser um escritor tão talentoso, ele escrevia de tudo, porém as suas obras mais marcantes foram as trágicas. Escreveu Tito Andrônico, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo, Hamlet, Romeu e Julieta... Quem nunca ouviu falar em “Romeu e Julieta” ? A mais linda história de amor que não terminou com um “...e foram felizes para sempre...”. Um final trágico para uma história de um casal apaixonado que foi enganado pela morte na tentativa de ficarem juntos. [ Se não entenderam, lêem o livro, ou procurem o resumo no google. Ha’haa...]

Esse clássico da literatura Shakespeariana, por mais que seja antigo, não cansa de ser repetido na atualidade, em forma de releituras, teatro, dentre outras. Esse é o barato dessa história, o tempo se passa e ela continua “em alta”, pois a sua essência vai continuar sempre sendo a mesma: a luta pelo amor. Se cada jovem de hoje em dia lê-se esse clássico e assimilasse a sua verdadeira essência, muita coisa mudaria. O jeito de amar, as carícias, a valorização pelo sentimento, tudo seria diferente, se nós, jovens [ me encaixo aí também, 18 aninhos, galera =D ], pudéssemos entender que amar vai muito além do beijo, dos amassos, da transa... Amar é o tal do “algo a mais”. Tudo seria bem diferente. Para melhor.
O estilo trágico de William Shakespeare é como se fosse uma espécie de purificação através do sofrimento do homem em relação ao mundo em que vive. Ser trágico é, sobretudo, ser humano. Mostrando até que ponto o homem pode chegar, por qualquer motivo particular.
Acredito que consegui deixar claro o meu pensamento acerca desse assunto que eu AMO. Gosto de tal modo que me arrisco a escrever também minhas própria crônicas trágicas que posto em meu blog particular [ no qual eu não mexo a muito, muito tempo =P ha’haa]. As postagens são antigas, mas podem passar por lá e dar uma olhadinha no meu trágico atual. Fiquem a vontade. Aqui ;)

Despeço-me por aqui, porque tenho que recuperar meu tempo perdido [ ou achado =P] quando estava perambulando pela rua nessas noites e fazendo provas nesse final de semana inteiro [ delííícia....] com a minha amiga cama e meu amante edredom =D Ha’haa. Boa noiiiiiiite !!!!!! [ pra miim....... ;* ]

DICA DE HOJE [ inventei esse bordão agora, não tem e nem sei se vai ter sempre não, tá? Depende do meu humor... rs’] → Rômulo e Julia - os caras-pintadas. Uma história linda, que leva a mesma essência de Romeu e Julieta, só que em tempos modernos. Vale a pena conferir! Sinopse aquii à Rômulo e Júlia - Os caras-pintadas

FRASE DE HOJE: “O trágico é belo.” - Aristóteles

Beijinhos, Hellen Soares =D


25 comentários:

  1. Acho que Romeo e Julieta é uma das histórias mais famosas do mundo ,o final trágico todo mundo sabe mesmo não lendo o livro ou filme inteiro.
    E com certeza Shakespeare é o melhor escritor de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  2. Eu amooooooo Shakespeare'
    Sempre kis fazer a peça ROmeu e Julieta
    Mas um Romeu E jUlieta real... Clássico'
    ^^
    Amoo e BLog e a maneira q vc escreve'
    http://farofanordestina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM RELER SOBRE SHAKESPER ,,,,.. DESCULPE Ñ SEI ESCREVER VOU CONTROL V ... Shakespeare ... AGORA SIM RSRS
    MUITO BOM A POSTAGEM
    PARABÉNS

    AGRADEÇO O SEU COMENTÁRIO NO MEU BLOG
    ESTAMOS AS ORDENS
    ATÉ
    TOU TE SEGUINDO ME SEGUE TÁ ??

    ResponderExcluir
  4. Eu já li pra mais de 5 vezes Hamlet!
    Não sei exatamente o que me atrai tanto nesta peça... mas, cada vez que releio percebo uma nova faceta!

    Ótima referência e lembrança!

    ;D

    ResponderExcluir
  5. a verdade é que a obra de shakespeare continua ainda muito atual, pois está bem presente no dia a dia, novelas.. enfim, ótimo post!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita gente, é muito gratificante ver que vocês estão participando e interagindo com o assunto... Valeu mesmo!! =D
    Shakeaspeare é realmente fascinante...

    ResponderExcluir
  7. tudas são datas comerciais
    ou vc vai dizer q o natal tem realmente significado e as pessoas se preocupam com a história de jesus... é nada, o povo pensa é em comer chester e ganhar coisas inúteis.

    Shakespeare é um dos imortais. O bom de tal leitura é a interpretação do sentimento do personagem, que muda a cada instante, do belo ao trágico.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc "B", gostei do jeito que vc se expressa. Seja sempre bem vindo aqui!!
    =D

    ResponderExcluir
  9. O segredo ta na essência do amor puro, tudo que é raro é cobiçado e hoje em dia é difícil encontrarmos esse tipo de amor , desinteressado, amor sem dope...
    E Shakespeare ele foi feliz em retratar esse tipo de amor em suas obras e as pessoas gostam de ler, assistir, saber que existem coisas bonitas de verdade, mesmo que seja por ficção.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do blog, do post, e da forma que você escreve.
    É bastante agradável.
    De Shakespeare só li , infelizmente, exatamente Romeu e Julieta. Preciso ler mais sua obra, que é tão rica.

    Abraço. : )

    ResponderExcluir
  11. Shakespeare é atemporal, mas no estilo tragédia nada se compara a Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Já os leu? mas aposto que já ouviu falar das suas obras: Édipo, Rei é uma das mais famosas. Assim como Romeu e Julieta, de Shakespeare, é um clássico e já rendeu inúmeras adaptações e versões (inclusive a novela Mandala....rs). Abraços.

    Amanda Paz
    http://maesso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Bebela, são pessoas como vc que me animam em escrever cada vez mais!! Obrigada pela visita!

    Mizael, seu blog tbm é demais! E tenta ler mais sobre Shakespeare... Vc vai adorar!! =D
    Obrigada pela visita, voltem seempre!!!

    ResponderExcluir
  13. Amanda, já li sobre esses escritores e muito os apreciei. Hoje dei ênfase á Shakespeare, que sou muito fã. Quem sabe um dia ainda não escrevo sobre eles? Suas obras também são incríveis, eu amo os seus teatros gregos!
    Volte sempre , Amanda! =D

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do seu texto! leve, dinâmico e muito bem feito!

    http://pocants.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Nunca lí Shakespeare, apesar de conhecer as suas grandes obras. Foi um autor tão sublime que sua cultura está enraizada em todas as classes sociais, em todos níveis intelecutais, no mundo todo.

    Bravo, bravíssimo.

    gustavolincolnadm.blogspot.com
    retribui?

    ResponderExcluir
  16. Bom te ver de novo por aqui, Afonso! Obrigada pelos elogios!! =D

    Gustavo, Muito interessante o seu comentário, gostei bastante da sua participação!

    Voltem sempre, meninos!!

    ResponderExcluir
  17. q isso! fiquei sem palavras ao ler esse texto belíssimo
    merece todos os elogios

    ResponderExcluir
  18. Seus textos me encantam!
    É sempre um grande prazer passar por aqui. Blogs de conteúdo, fazem muita diferença.

    ResponderExcluir
  19. Diogo, muito obrigada pelo elogio, você não tem ideia do quanto é gratificante escutar coisas boas á respeito do que você faz com carinho... Valeu mesmo' Volte seeeeempre =D

    Rubi, obrigada, por mais uma visita e saiba que o seu blog também me fascina!!! Você escreve incrivelmente bem! As portas do Pedagogia High Tech estão sempre abertas pra você!!

    ResponderExcluir
  20. Hellen, não me canso de elogiar se blog'
    Eu Adoro o modo com que você escreve...
    Uma maneira bem despreocupada, interliga os leitores com o texto lido'
    ^^
    Gosto dakí'
    http://cantinhocomtudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Você é sempre bem vindo aqui, Alex!! Gosto muiito de te ver por aqui! AMOO o seu blog tbm! Muiito aconchegante! =D
    Beijiinhos!! e volte seeeempre =)

    ResponderExcluir
  22. Só pra completar, vc disse que essa semana ta sem animação! anime-se! É A SEMANA DO MEU ANIVERSÁRIO!
    hehehe

    ResponderExcluir
  23. HAHAHA' Então vou dar os meus parabéns adiantados!!! Tudo de bom pra vc, cara!! =D PARABÉÉNS!!
    #pocants =P

    ResponderExcluir
  24. Uua... Amoo Shakespeare...
    A maneira com que vc escreve é entrelaçadora...
    Parabén viiu'?
    Gostei muito do BLOG'
    http://suafontedosfamosos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Obrigada, seu blog tbm é bem legal, cara! =D
    Volte seempre!

    ResponderExcluir