16 de junho de 2011

O lúdico na Educação Infantil

Olá, hoje estava no trabalho realizando uma atividade dirigida com meus alunos (Que por sinal hoje estavam daquele jeito!) e quando estava voltando pra casa pensei na tamanha importância do lúdico na vida da criança, e resolvi então escrever sobre este assunto: A importância do lúdico na Educação Infantil.
A brincadeira e fundamental na vida de uma criança, tanto para o seu desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e intelectual. Acredito que o aprendizado não ocorre somente com os materiais didáticos e sim, em todo o momento de sua vida, até mesmo quando brinca, a criança pode estar aprendendo algo que contribuirá para seu desenvolvimento. O lúdico pode ser usado como um recurso, que propicia um ensinar de forma correta, simples e divertida. A criança também constrói seu conhecimento, em brincadeiras próprias, as quais chamamos de livres. Nos professores, não somos donos do saber, mas sim um mediador, ajudando-a através do lúdico, fazer descobertas e juntos construírem e reconstruírem seu conhecimento. Desta forma, percebemos que a educação infantil, deve propiciar o desenvolvimento e descobertas, de forma prazerosa, compreendendo que a criança tem seu “mundo” repleto de brincadeiras e imaginação, e devemos procurar utilizar estas características para nos tornarmos cada vez mais próximos de suas necessidades, proporcionando à criança um desenvolvimento completo, em todos os aspectos.

Jogar e brincar são atividades que quando bem orientadas, contribuirão para o desenvolvimento do processo escolar.
Muitos problemas referentes à alfabetização estão relacionados às práticas educativas e o lúdico permite aprender a lidar com estas dificuldades. Pois, pelo brincar a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade.
Concluímos, então, que a brincadeira não deve ser vista como uma atividade que vem em segundo plano ou como um simples passatempo das crianças. O lúdico deve ser valorizado e estimulado, pois tem importante função pedagógico sendo um forte aliado do educador.
Espero que tenham gostado deste post e que vocês tenham aprendido um pouco mais sobre esse assunto tão interessante. E para refletir um pouco mais deixo pra vocês um pequeno texto de Drummond.

“Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo.
É triste ter meninos sem escola,
mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar,
com exercícios estéreis,
sem valor para a formação humana. “
(CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)



5 comentários:

  1. Enquanto lia seu post, ficava também me perguntado como iria comentá-lo, já que em meio a leitura me perdi totamente entre lembranças de quando era criança, saudades da minha infância. Adorei o post. (: parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Interessante seu post! Eu tbm trabalho com crianças e vejo como o lúdico é importante. Os meus alunos estão em uma fase literária. Pedem para que eu conte uma história e normalmente pode-se fazer isso no pátio ou até mesmo em algum lugar que nunca foram. Dramatizar em forma de brincadeira aquilo tudo que ouviram.
    Post Bacana!
    Abraços
    Renata
    E obrigada pela visita ao nosso blog!
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Samara e Renata[de naada, teu blog é mt bom!!], obrigada pela visitinha de vcs ao post da minha amiga, ela trata desse assunto com muito apresso...

    Beijoos e voltem sempree!

    Obs: disse que ia divulgar, Aniinha =D

    ResponderExcluir
  4. lindo lindo seu blog
    adorei as postagens e a organização..

    show!

    bjoos

    http://www.hrdoblush.com/

    ResponderExcluir