25 de maio de 2011

A arte da literatura...

Pra quem acha que educação é assunto de gente velha, super otimista ou simplesmente um tema para quem quer ganhar seu voto, eu estou aqui para dizer uma coisa: ACORDA, QUERIDO!!
Nosso principal objetivo é o de mostrar a educação em geral de uma maneira leve, descontraída, divertida, jovem, mas principalmente, levando a sério o assunto que é fundamental em nossa sociedade atual.
Ah! Eu comecei a escrever e me empolguei, esqueci até de me apresentar. Eu sou Hellen e estou aqui para, semanalmente, abordar sobre Literatura na Educação, considerando sua extrema importância durante a vida acadêmica.
Ler... Ler... Ler... Existe algo melhor do que viajar no mundo da imaginação? Ora sendo mocinho, ora sendo bandido... Matando Dragões, chorando paixões, amando loucamente, sendo feliz para sempre, ou não... Só a leitura é capaz de te fazer refletir... pensar... sonhar...
Sobre a Literatura e a Educação, pode-se perceber que elas andam lado a lado, pois quanto maior o contato do estudante com a arte, em especial a literatura, mais se ampliam as possibilidades de convívio com o universo do imaginário, com a atmosfera tocada pela beleza, pelo mistério, pela magia, pela força da emoção, o que influi diretamente na criação de um cidadão com capacidade de pensar, conhecer, entender o mundo...
Nesse espaço, veremos grandes escritores nacionais e internacionais que marcaram a literatura de suas épocas, garantindo seu espaço nela ainda nos tempos atuais. Veremos grandes obras que se tornaram riquezas culturais e fonte de inspiração para novos autores, faremos entrevistas, informaremos sobre as atualidades no mundo da arte, dentre muitas outras novidades que vocês só saberão quando nos fizerem uma visitinha. Não esquecendo também de avisar que todo final de post sobre Literatura na Educação terá uma frase de reflexão de algum escritor famoso, ou não.
Que fique bem claro que o nosso blog não tem como objetivo alcançar apenas os jovens, e sim, tem como foco informar de uma maneira diferenciada sobre a educação e os seus eixos á adultos, adolescentes, 3ª idade, aos novos pedagogos e aos antigos da área, ao garoto que surfa em Saquarema e ao coroa que joga bingo nos domingos. Acho que deu pra entender, né?
Bem, encerro por aqui com o meu post  de apresentação, esse é o primeiro de muiiiitos que virão...rs... Espero encontrar sempre com vocês por aqui para aprendermos e nos aprofundarmos juntos sobre a Literatura na Educação, que é um assunto tão interessante e prazeroso de se conhecer.

Obs: Ah, não se esqueçam de deixar perguntas, reclamações, críticas sugestões, emails, etc... Afinal, é através destes que iremos evoluir e progredir, tornando nosso convívio cada vez melhor!

FRASE DE HOJE: “É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”.  Immanuel Kant
           
Beijinhos, Hellen Soares.


12 comentários:

  1. Amiga, estou passando para parabenizar pela iniciativa.
    Como educadoras, percebemos que quando se fala de educação as pessoas se esquivam .

    Um grande beijo
    Daisy Anne.

    ResponderExcluir
  2. "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)
    Salve a Educação (que diga-se de passagem está uma merda no Brasil)

    ResponderExcluir
  3. Amiga! Muito obrigada por deixar a sua marquinha aqui, saiba que você é muito bem vinda! Concordo com a sua afirmação, as pessoas não dão o devido valor que a educação merece.

    Beijos! Volte sempre, Daisy Anne! =D

    ResponderExcluir
  4. Ravi, sou obrigada a concordar com o que você disse, mas, sendo otimistas, quem sabe, com esforço, conseguimos reverter esse quadro? É algo a se tentar, não acha?
    Volte sempre e obrigada pela visita! =)

    ResponderExcluir
  5. um povo sem educação não é nada, é só comparar o brasil, que não investe em educação com os que investe

    ResponderExcluir
  6. Isso, infelizmente, é uma realidade, o investimento em educação faz muita diferença.
    Obrigada pela visita! Volte sempre!! =D

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS QUERIDA!
    ótima postagem, super interessante
    li e gostei.
    dá uma olhadinha no meu blog também se possível
    abraços.

    http://frahncine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu fico revoltada com certas coisas que acontecem no nosso país. Enquanto a Universidade na qual estudo está há quase 3 meses de greve por falta de estrutura dos laboratórios e professores insatisfeitos, enquanto o meu antigo colégio de ensino médio está caindo aos pedaços e com funcionários sem receber, o ministério da educação está preocupado em distribuir Kit Gay para crianças de 7 anos!
    Só nesse pais mesmo.

    Mas é isso aí né, vamos acreditar que um dia as coisa poderão ser melhores.
    "Não quero pensar que continua do mesmo jeito, eu quero pensar que poderia ser de outro jeito."

    ResponderExcluir
  9. Adorei a ideia.
    eu participei de um projeto como bolsista pesquisadora sobre a literatura infantil e sua importância no desenvolvimento cognitivo infantil.
    E eu adorei participar porque eu sou apaixonada por livros e literatura e me este mundo imaginário me encata bastante.
    estous eguindo para acompanhar sempre nesta viagem por este mundo belissimo.

    ResponderExcluir
  10. Iani, obrigada pelo incentivo, pode deixar que passarei por aí.

    Ravi, muito bom te rever por aqui , o que você está dizendo é realmente muito consciente, estamos vivenciamos situações absurdas. Um quadro deplorável.

    Gabriele, Bom saber que o interesse pelo assunto é mútuo, obrigada por nos seguir e pelo incentivo! É bom saber que existem mais pessoas que também se preocupam com a educação.

    Obrigada por participarem, gente! Voltem sempre porque vocês já são bem vindos aqui! Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Muito legal! Só faltou vc postar uns titulos legais de livros do mundo da literatura infantil (que eu adoro) e uns bons autores!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, Thales, mas esse foi apenas o meu post de apresentação. Terá muito mais!! E, com toda certeza, tbm falarei de literatura infantil.
    Muito obrigada pela visita! Volte sempre!! =D

    ResponderExcluir